sexta-feira, 10 de agosto de 2012

[itsnoon: um novo jeito de fazer arte]


internet mudou o mundo. Isso é um fato mais do que comprovado. Conectou, diminuiu todas as distâncias, aproximou pessoas, acelerou o tempo e a vida. Melhor do que tudo isso, criou maneiras de multiplicar acriatividade.
Quem poderia imaginar, pouco tempo atrás, em um site que reunisse fotógrafos, ilustradores, artistas visuais, fazendo arte de forma coletiva? A ideia (que achei genial) foi transformada em realidade no siteitsNOON, uma plataforma com formato de comunidade que está reunindo novos talentos e apresentando-os para o mundo por meio de chamadas criativas que podem ou não ter patrocinadores envolvidos.
Entrei a pouquíssimo tempo nesse universo e já tenho fotos sendo votadas para fazer parte de exposições no MIS e no site do Itaú Cultural. São projetos, em sua maioria, pequenos, mas acredito que ninguém ali tenha pressa. E isso é uma das partes mais legais.
O que não quer dizer que projetos maiores não acontecem por lá. Uma campanha, que infelizmente já estava encerrada quando me cadastrei, reuniu fotos e ilustrações em uma exposição sensacional na galeriaUrbanArts, em São Paulo, referência em arte urbana e lançamento de tendências.
Fui visitar a mostra no último dia, muitas peças já haviam sido vendidas, mas outras estavam expostas. Algumas foram escolhidas para ser reproduzidas em prints de posters com tiragens de 150 cópias, a mesma feita para ilustradores já reconhecidos pelo mercado e vendidos ali mesmo, ao lado do trabalho desses novos artistas.
Aproveitei a passagem e a inspiração para fazer um vídeo para meu projeto Espiadela, cuja ideia é realizar todo o processo - filmar, editar, renderizar e publicar - usando somente um iPhone. O resultado você confere aqui.

Texto original de Monica March,  http://blog.monicamarch.com/post/22072112100/itsnoon-novo-jeito-de-fazer-arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário